No dia 31 de outubro, uma quarta-feira, mais um posto de coleta para análises laboratoriais passou a funcionar na rede SUS/Contagem. Trata-se do posto de coleta do Darcy Ribeiro, situado na rua João Luiz de Faria, nº 166, no bairro de mesmo nome. O posto funciona sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, na parte da manhã das 7h às 10h, para coleta, e à tarde, das 13h às 17h, para entrega de resultados. A capacidade de atendimento nesses primeiros 20 dias de funcionamento do posto do Darcy Ribeiro foi de aproximadamente 800 coletas.
A implantação do posto de coleta no bairro era uma demanda antiga da população que veio sendo discutida junto ao contexto da inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Darcy Ribeiro, em maio deste ano, pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em conjunto com o Conselho Local de Saúde. A nova UBS do bairro, aguardada há mais de 15 anos, substituiu uma antiga unidade de saúde da região que funcionava em um imóvel alugado sem infraestrutura, precário e de difícil acesso para os usuários.
O bairro Darcy Ribeiro localiza-se no distrito sanitário Vargem das Flores, região de vulnerabilidade social que, de acordo com o Boletim de Informações e Dados Urbanos (Bidu) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Contagem de agosto de 2014, possui, segundo dados do Censo do IBGE de 2010, quase 20% de sua população vivendo em aglomerados subnormais.
A chegada do posto de coleta ao Darcy Ribeiro trouxe benefícios a pessoas que, antes, precisavam se deslocar até a posto de coleta Vargem das Flores, local distante cerca de três quilômetros do bairro, com percurso feito geralmente pela rodovia. Muitas dessas pessoas não possuem automóveis, então, para chegar ao posto Vargem, precisavam se deslocar até a rodovia e ter dinheiro para pegar até dois ônibus, comparecer à unidade de saúde e realizar os exames requeridos, alguns bem simples, como de fezes e urina. Entre essas pessoas, gente com mobilidade reduzida, idosos, mães com crianças de colo e indivíduos com severas dificuldades financeiras.
Da mesma forma, moradores do bairro Tupã e Icaivera, que anteriormente também se viam obrigados a se deslocar até o posto Vargem para fazer seus exames, terão o trajeto para o acesso a procedimentos de análises clínicas facilitado com a implantação do posto de coleta do Darcy Ribeiro. Ao todo, uma população referenciada de cerca de 16 mil pessoas será beneficiada.
“A chegada do posto foi uma bênção”
A moradora do Darcy Ribeiro Márcia Alves da Cruz foi uma das pessoas que recentemente realizaram exames de sangue e urina no posto de coleta do bairro. Segundo Márcia, chegar ao posto Vargem das Flores era um verdadeiro tormento. “A chegada desse posto foi uma bênção pra gente. Era muito desgastante para irmos ao ponto de ônibus às vezes às 4h30, 5h da manhã pra conseguir ir até o posto para fazer exame de sangue. E às vezes, a gente chegava lá e a fila era tão grande que não conseguíamos fazer os exames e tínhamos que voltar pra trás. Tinha também a questão do desconforto e do risco, porque pra quem muitas vezes não tem um carro, e tem que andar até o ponto de ônibus para ir para chegar até lá, pode ser um trajeto arriscado. Estou muito grata e muito feliz, as moças daqui têm uma extrema educação e eu recebi um atendimento excelente”, afirma Márcia. Maria Monteiro da Silva é outra pessoa que ficou muito satisfeita com a chegada do posto de coleta no Darcy Ribeiro: “A gente tinha que enfrentar um filão lá no posto Vargem, porque lá já tem muita gente, e aqui ficou muito bom, maravilhoso, espero que o posto continue aqui”, disse a usuária.
Trajeto de linha de ônibus modificado para facilitar o deslocamento da população
Com o apoio do diretor da Regional Vargem das Flores, Sebastião Pedro Araújo, conhecido como “Tiãozinho da sorveteria”, foi possível obter alterações no itinerário de um ônibus que serve ao bairro Tupã, para que o deslocamento até o posto de coleta do Darcy Ribeiro fosse facilitado para a população que precisa chegar a esse posto. Cabe ressaltar que a distância do Tupã até posto Darcy Ribeiro é de aproximadamente oito quilômetros.
Aumento gradativo dos postos de coleta na atual gestão
A implantação do posto do Darcy Ribeiro faz parte de uma iniciativa da Prefeitura de Contagem de incorporar mais postos de coleta à rede, atendendo a uma das principais queixas da população apresentadas à atual gestão no início de 2017, referentes ao antigo prestador de análises clínicas do município, que incluíam atrasos na entrega dos exames e resultados errôneos. À ocasião, o município contava com 12 postos de coletas distribuídos entre os oito distritos sanitários da cidade, e também com postos de coleta nas cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e um no Hospital Municipal de Contagem (HMC).
Agora, com a implantação do posto do Darcy Ribeiro, a rede SUS/Contagem passou a ser composta por 18 pontos de coleta para exames eletivos e mais um posto de coleta em cada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um no Complexo Hospitalar de Contagem para urgências, totalizando 23 postos de coleta na rede (clique e veja os endereços). Só a capacidade diária de realização de exames eletivos chega a cerca de mil coletas.
"É importante ressaltar que para a realização de qualquer exame laboratorial, o usuário precisa passar antes por uma unidade de saúde e ser encaminhado", lembra Nayara Lucena, do Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Laboratório da Superintendência de Atenção à Saúde (SAS) da SMS.
Na atual gestão, também passou a ser possível aos usuários acessar resultados de exames laboratoriais pela internet, através de link disponibilizado no Portal da Prefeitura (o link é este AQUI). Ao fazer a coleta, o usuário recebe um protocolo, com senha e login, para ter acesso online a todos os seus resultados. Já a retirada física dos resultados pode ser feita em qualquer posto de coleta do município, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na data indicada no protocolo.